“O Xamanismo tem representado uma via primordial para entrar em contato com as forças da natureza com o propósito de entender e curar, e o tem feito, desde os gelados árticos até selvas tropicais. Essas vias xamânicas levaram o buscador a desenvolver métodos que surgiram desse contato e à transformação inexorável do próprio buscador.” MANUEL ALMENDRO
Olá a todos, cá estamos novamente, hoje vamos mergulhar sobre o mistério de uma prática ancestral que existe a cerca de 50.000 anos segundo antropólogos, arqueólogos e estudiosos do assunto, prática essa que é o Xamanismo. O Xamã é como um mestre espiritual que consegue transitar entre o mundo da matéria e do espírito, estando profundamente conectado à natureza é capaz de realizar curas e desvendar mistérios que rodeiam entorno da vida e da morte, estabelece contato com os espíritos e guia seu clã.
Um Breve Recorte
A palavra “xamã” se origina na Sibéria assim como o registro dessas práticas ancestrais que passou por várias culturas e povos de diversas tradições. Seja como for, o xamanismo encontra evidências que aparece nas artes e nas histórias de povos antigos de todos os continentes, além da Sibéria aparece na República Tcheca e nos alpes da Áustria. A representação mais antiga de xamãs está registrada nas pinturas rupestres encontradas no complexo de cavernas de Lascaux, no sudoeste da França , com datação por carbono 14 entre 14.000 e 12.600 AC.O Xamanismno se fundamenta nas capacidades humanas que permitem acessar um estado alterado de consciência. Se relacionando com o mundo mineral,vegetal e animal é a prática ancestral mais antiga registrada na espiritualidade,os Xamãs poderiam ser de ambos os sexos, conviviam em harmonia com todos os reinos da natureza, respeitando a diversidade existente, quando precisavam fazer sacrífico de um animal para alimentação o faziam com respeito e de forma ritualística. A geografia e condições locais tinham influência na forma como o xamanismo era abordado em determinado local. A relação com os espíritos da natureza trazia revelações para a vida e morte, o tambor e chocalho muitas vezes dão utilizados para induzir ao transe, que seria uma forma de acesso a um estado profundo da alma. Psicotrópicos quando acessíveis são formas de acessar o transe também. O sobrenatural era visto como algo que soava em tom de mistério, sem forma e explicação, como as chuvas, trovões e elementos da natureza. Pela facilidade em realizar viagens para outros mundos além do da matéria, o Xamã é definido como “Aquele que voa”, possuindo uma profunda compreensão da alma guia seu povo para o caminho sagrado. Conectados com os elementos da natureza como terra, água, ar e fogo são capazes de realizar a cura, o voo da alma e adivinhações. Capazes de alcançar estado de êxtase transitam entre o mundo material e espiritual, é no espiritual que encontra os espíritos aliados e então traz as soluções para o mundo da matéria. Segundo Wagner Frota em seu livro Xamanismo: O caminho do coração, o autor diz o seguinte:” Os requisitos básicos para se tornar um xamã englobam a capacidade de criar uma atmosfera de referência, poder espiritual e onisciência, e resistência para manter um desempenho que exige o poder de concentração durante horas e até mesmo semanas.”. O autor ainda destaca que a inclinação para o Xamanismo se apresenta através de ocorrências sobrenaturais como sonhos recheados de mensagens e premonições ou até talentos como clarividência e clariaudiência. É uma jornada de descoberta repleta de provações e leva o indivíduo a se desinteressar pelas coisas do mundo mergulhando numa busca interior mais profunda, essa jornada pode ser de meses ou até anos. Se tornar xamã não é para qualquer um, exige renúncia e serviço a sua tribo atribuindo diversas responsabilidades numa jornada perigosa e desafiadora. O treinamento do xamã exige paciência e persistência, saber lidar com os medos e adquirir domínio próprio. O xamã geralmente não se torna xamã antes da puberdade e deve passar pelas provações necessárias durante o treinamento.
Iniciação
As iniciações xamânicas são cheias de provações e dificuldades que o neófito precisa passar, envolve o “rito de morte” onde o aspirante a xamã passa por uma transição da morte de seu eu velho para um novo “Eu”. A função da iniciação é libertar a alma das amarras do ego para que o trabalho possa florescer. No Xamanismo, a árvore da vida é uma referência muito utilizada, simbolizando o eixo cósmico que liga o Céu e a Terra, proporcionando o intercâmbio entre os mundos, onde as raízes da árvore da vida ou conhecimento penetravam no mundo subterrâneo (morada dos espíritos ancestrais e dos animais de poder), o tronco atravessa o mundo dos homens e seus galhos se erguem para captar energia dos céus e das estrelas.
Universo Xamânico e os 3 mundos
No universo xamânico há três mundos:
O Mundo Superior que é acessado através dos ramos da Árvore da Vida, montanhas, arco-íris, fumaça e neblina.Ali se encontram as estrelas,sol , lua ,o espírito do céu, deuses, deusas, o Divino e espíritos aliados em outras formas.
O Mundo Profundo é acessado a partir das raízes da Árvore da Vida, através das cavernas, poços ou buracos no chão. Ali o xamã consegue acessar o reino dos mortos, dos ancestrais e conhecer os espíritos da terra.
O Mundo Mediano se estende do tronco da “Grande Árvore” em todas as oito direções cardeais. Ali é representado tudo que existe fisicamente, encontra-se também espíritos totem animais,além disso o mundo mediano contém dimensões sobrenaturais da existência.
Os Ancestrais Míticos sempre são falados dentro de qualquer tradição nativa e no xamanismo são padrões de energia que conseguimos sentir e nos comunicar. Geralmente o contato ocorre através da evocação que é um convite feito pelo xamã para que a entidade participe da cerimônia ou ritual e através da invocação que representa um convite para que a entidade se funda ao corpo do xamã, agindo por meio dele sem tirar sua autonomia e liberdade.
Desde o final do século 20,os cientistas na tentativa de explicar a natureza material de nosso universo descobriram que existem mais de três dimensões nele e o retratam assim como os xamãs descreveram por milhares de anos. Enquanto os cientistas chegaram lá por meio de hipóteses e experimentações os xamãs chegaram a esta compreensão por meio de Estados Alternativos de Consciência(EAC).Os cientistas por meio da mecância quântica descrevem a natureza física do universo composta por elementos energéticos: elétrons, prótons, nêutrons e fótons os quais se quebram ainda mais em partículas subatômicas .Os Xamãs descrevem o universo como sendo composto de energias vibracionais e destas energias estruturas físicas são criadas.
Indutores de Êxtase e Transe
Quanto aos indutores de êxtase e transe o xamã utiliza da dança até a exaustão para que ai o intento do ritual seja realizado. Utiliza-se também de instrumentos como o tambor e maracá(chocalho) onde o ritmo é um fator relevante dentro do universo xamânico e para entrar em EXCA(Estado Xamânico De Consciência Ampliada).Os enteógenos também são utilizados para alcançar tais estados de consciência, mas para isso o xamã passa por um longo treinamento que inclui abstenção de álcool, sexo e períodos de jejum. O uso é para rituais específicos e não recreativo como se vê hoje em dia, além disso tem seus perigos, alguns deles inclusive podem levar a morte. O xamã bem desenvolvido consegue anular os efeitos maléficos a saúde causado por alguns enteógenos. Para citar alguns:
–Amanita Muscaria: Cogumelo vermelho com pontos brancos, possui propriedades psicoativas que levam o indivíduo a ter transes extáticos profundos. Este fungo é considerado um dos expansores de consciência mais antigos identificados pelo ser humano. São altamente perigosos e o xamã o toma com muita cautela.
–Ayahuasca: Vinho decocto a partir de duas plantas amazônicas (Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis) utilizado para fins ritualísticos na medicina tradicional de mais de setenta povos da Amazônia. Seu uso leva a visões e imagens, além de experiências telepáticas. A chacrona (Psychotria viridis) é uma herbácea que tem como substância ativa o DMT (N, N-dimetiltriptamina), um psicotrópico extremamanete potente e de ação rápida, que também é secretado naturalmente pelo cérebro humano mas em quantidades menores e mais gradual. Quando fiz o ritual(os 3 mundos foram apresentados pelo xamã como: o mundo da serpente( inferno astral, onde a minha podridão foi explorada),o mundo da puma ( fase de transição) e o da águia(Paz e harmonia).Fiz a tenda de suor antes do ritual de Ayahuasca, onde fui convidado assim como os participantes a refletir sobre a morte.Ao final do ritual um xamã disse que há xamãs que experimentam a morte intencionalmente durante o ritual e voltam para compartilhar as experiências com a tribo e assim transmitir ensinamentos. Há uma questão também que o Xamã não deveria permitir fazer o ritual pessoas com tendência a transtorno de bipolaridade e esquizofrenia devido a riscos como por exemplo o surto psicótico. A ingestão desta planta mestra acarreta a subida da pressão arterial e em muitas pessoas leva ao vomito que segundo tradições seria uma forma de expurgo/limpeza.
– Cogumelo Psilocybe cubensis: Espécie de cogumelo psicotrópico mundialmente conhecida.Tudo indica que seu cerimonial foi iniciado há cerca de 2000 anos e era utilizado pelos Mayas para entrar em EXCA, podendo ter diversos efeitos, dentre eles, relaxamento,euforia,psicose inquietação,efeitos visuais,auditivos,etc. Demora cerca de meia hora para bater. Tamanha era a importância desses fungos nas américas que receberam o nome Teonancatl (carne dos Deuses) na língua asteca. Age no Sistema Nervoso Central, suas principais substâncias psicoativas são a psilocibina e psilocina, agindo no cérebro de forma semelhante ao neurotransmissor serotonina.Assim como o Ayahuasca sobe a pressão arterial e é utilizado para fins ritualísticos, a forma como é cultivado faz diferença.
– Peyote: o peyote (Lophora williamsi) é um pequeno cacto que possui cerca de 30 alcaloides, incluindo a mescalina que é psicoativa. Originário da América Central,México e sudoeste do Estados Unidos.A parte superior da planta, também chamada de “botão”, pode ser comida crua, seca, em pasta ou fervida na água para produzir um chá psicotrópico. Na maioria das vezes a infusão tem um gosto amargo causando náuseas antes mesmo dos efeitos psicoativos. Dentre os sintomas provocados pela planta temos euforia,dilatação da pupila,delírio(ouvi relatos de pessoas que ao tomarem viram marshmallows dançarem),alucinações,visões,insônia,falta de coordenação motora,etc.Utilizado por Xamãs para tratar dores nos ossos,reumatismo e epilepsia.Atualmente é utilizado como antibactericida e antifúngico.
– Tabaco: A fumaça do tabaco tem caráter espiritual desde os primórdios dos tempos.Tem a função de realizar a conexão com o mundo dos espíritos,realizando curas,previsão do futuro, afastar os maus espíritos e ter visões.Pode ser fumado em cachimbo, em forma de cigarro, também ser aspirado em forma de rapé ou ter sua folha ainda verde mastigada e ingerida para limpar as impurezas da alma. Não se engane,essa planta sagrada não se assemelha ao cigarro que compramos no posto de gasolina que produz câncer e enfisema pulmonar.Ao contrário disso,não contêm mais de quatro mil e setecentas subastâncias tóxicas a sáude, o uso do tabaco dos xamãs tem propriedades mediciniais como auxílio contra fadiga,fístulas,feridas e pólipos invertebrados.
–Watchuma: Watchuma ou huachuma é um cacto originado nos Andes, sendo encontrado no Chile,Argentina, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia. Também conhecido como cacto san pedro, o uso desse cacto tem fins terapêuticos e adivinhatórios e deve ser estudado no contexto geral dos rituais xamânicos.
Além de enteógenos, danças e instrumentos musicais, existem cantos e meditações xamânicas que induzem ao EXCA.O canto tem a função de curar a alma e é associado as outras formas de alcançar um EAC.A meditação como em muitas culturas espirituais é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento e auxilia a se conectar com o silêncio interior.
Logo, muito embora o avanço tecnológico e científico vêm ao longo dos anos validando hipóteses sobre o universo que nos rodeia, muitas delas já haviam sido experimentadas em épocas milenares por xamãs de diversas culturas durante EAC e esta breve introdução visa aguçar a curiosidade de curiosos para que continuem a aprofundar seus estudos e por mais que não incorporem em suas práticas diárias que sirva de aprendizado para seguir o caminho com um arcabouço de possibilidades. Por hoje é só, espero que todos passem bem!!
Referências:
xamanismo.com
Xamanismo: Técnicas Arcaicas de Êxtase
Livro: A erva do Diabo- Carlos Castaneda
Livro: Xamanismo- O caminho do coração- Wagner Frota